9 de jul de 2018

Tudo sobre umectação capilar.

No post sobre Cronograma Capilar eu disse que ia vir falar um pouco mais sobre Umectação, então se você quer saber mais um pouco sobre isso, é só continuar lendo esse post!


Uma coisa que toda cacheada/crespa precisa saber e fazer,é criar o habito de umectar o cabelo, já que por termos o cabelo mais seco, a umectação irá repor todo o liquido perdido, por isso dizemos que umectação faz parte da Nutrição no Cronograma Capilar

MAS O QUE É UMECTAÇÃO CAPILAR?
Como já disse antes a umectação nada mais é que você repor nutrientes perdidos no cabelo, mas umectar com o que? Ta ai, com óleos! E segundo uma tradição milenar das Indianas a umectação ajuda também no crescimento do cabelo.

QUAIS OS BENEFICIOS DA UMECTAÇÃO CAPILAR?
- Ajuda a repor os nutrientes
- Combate o ressecamento
- Dá brilho e maciez ao cabelo

COM QUAIS OLEOS PODEM SER FEITOS?
O fundamental é que o óleo seja vegetal, por ser mais leve e fazer melhor para o cabelo, aqui vão alguns exemplos:

- Óleo de rícino: entre as cacheadas ele é bem conhecido, pois ajuda no crescimento dos fios, mas, além disso, ele também proporciona maciez e a limpeza dos fios. Ele tem um cheiro forte, e é sempre bom fazer uma mistura com algum creme de hidratação ou até mesmo outro óleo para disfarçar o cheiro. Ele é vendido na farmácia e o precinho é super em conta.
- Azeite de oliva: Proporciona brilho e vitalidade ao cabelo, pois o azeite possui antioxidantes capazes de os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos fios. Além de ser encontrado com grande facilidade, talvez até no seu próprio armário.
- Óleo de coco: Outro queridinho das cacheadas, o óleo de coco contém vitamina A, D, E K e além de dar brilho e macies ele ajuda a da força aos fios. O óleo de coco é um pouco caro, mas existem marcas e empresas que apostaram em tamanhos menores e já preparados para uso diário.
COMO UMECTAR O CABELO?
Existem dois modos para fazer a umectação, mas para qualquer um dos dois, o importante é que o cabelo esteja sujo.
O primeiro método é dormir com a umectação: você aplica o óleo em todo o cabelo, coloca uma touca e dormir com ela, eu nunca fiz dessa forma porque acho desconfortável, mas dizem que quanto mais tempo você passa com a umectação, melhor é o resultado.
Já o segundo método é um pré poo, ou seja, antes da lavagem com shampoo. Você aplica normalmente e deixa o máximo de tempo possível, eu sempre faço assim e para ajudar ponho uma touca que aquece e puxa um brilho muito melhor.
DICAS:
- Se o seu cabelo for muito oleoso evite passar óleo na raiz, porque assim o cabelo ira ficar pesado e futuramente com caspas.
- Relaxe e faça como as indianas, use esse tempo da umectação para massagear não só os fios como a sua cabeça, além de ser bom para os fios, é ótimo para desestressar.
- Após a umectação, retire muito bem todo o óleo com shampoo, principalmente na sua raiz.
- Tenha paciência para fazer a umectação, por isso separe o cabelo mecha por mecha e enluve com muita calma.

Após todas essas dicas, você irá ver todo o resultado e beleza que seu cabelo ficará, me conte aqui depois e/ou se vocês têm algumas dicas para esse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário