11 de ago de 2017

Como montar uma lancheira saudável e atrativa.

Muitas mamães com quem converso sobre alimentação e lanches saudáveis, sempre me dizem que preferem mandar o achocolatado e o biscoito de chocolate porque é mais prático, e sempre respondo que o mais prático muitas vezes não é o saudável, e com isso surgem aquela famosa pergunta "Mas eu trabalho fora, como vou mantar uma lancheira saudável para meu filho?" dai que hoje eu vim trazer a resposta e talvez a solução desse problema, quero que ao final desse post você respire aliviada como eu respiro rs

Antes de começar a preparar os lanches ao seu filho, não adianta enviar uma fruta para escola se ele não tem habito de comê-la em casa, portanto, crie regras dentro de casa, faça com que seu filho aprenda a variedade não só das frutas, como dos alimentos também, e sabe quem é o maior exemplo dele? SIM! Você! 
PLANEJE-SE:
Assim como tudo que fazemos, principalmente com criança o planejamento é fundamental. Todo domingo (ou até durante a semana quando estou um pouco mais livre) faço um calendário semanal com o que ela irá almoçar/jantar e consequentemente o que ela levara para o lanche. Eu sempre ponho na lancheira uma combinação de FRUTA ou LEGUME + CARBOIDRATO + PROTEINAS + BEBIDA, como já falei alguns posts atrás Alicia ainda não é adepta ao suco, não quer dizer que não tome, toma, mas alguns dedinhos, então todos os dias eu envio uma garrafinha térmica com água mineral.
PREPARE OS LANCHES COM ANTECEDENCIA:
Feito esse calendário e se programado, confira quais são as opções que você separou e veja se necessita de algum preparo antecipado.
Por exemplo: um bolinho salgado, você pode fazer e congela-lo no final de semana e a noite, você já deixar os lanches separados e organizados para o próximo dia.

FUJA DO COMUM:
Faça variação de frutas, as vezes Alicia também enjoa de algumas frutas e eu misturo com alguma coisa que atraia a atenção dela.
Aproveites as sobras do jantar e crie sanduiches, ou até mesmo pode montar uma "marmitinha" para seu bebe, por exemplo, fez uma espiga de milho no jantar e sobrou algum pedaço, guarde para o dia seguinte, sobras de frango dão um ótimo sanduiche de frango com algum patê caseiro variado. Bolos também, não ache que só bolos doces atraem o paladar das crianças, mas os salgados também chame seu pequeno que lhe auxilie na cozinha, faça com que ele se interesse com o que está comendo, isso aumentarão suas chances de criar gosto pelo que ele estará comendo e com orgulho, rs
Uma dica para atrair a atenção das crianças são os cortadores em formas, assim um sanduíche ou uma fruta se tornará visualmente mais atrativos e despertarão o interesse.
HIGIENE E SEGURANÇA DO ALIMENTO:
Nunca deixe o lanche da criança de um dia para o outro dentro da lancheira, ainda mais se não for térmica, isso evitará que o lanche estrague e seu filho tenha algum problema com o alimento estragado ingerido. Eu costumo envolver os lanches e frutas num plástico filme ou papel alumínio, assim até evita cheiro forte junto do material dela, use potinhos térmicos, ou indicados para conservar alimentos, isso também evitará estragar o alimento.
A escolha da lancheira também é superimportante, como eu não sabia de nada disso, comprei uma simples, porém ótima para Alicia, mas devo admitir que as térmicas, ano que vem estarão na minha primeira opção de compra.
* LANCHEIRA DE PLASTICO RIGIDO: Lancheiras de plástico, que não conservam o alimento. Usadas mais antigamente.
* LANCHERIA TERMICA: Normalmente são de tecidos e forrados de material térmico, que facilita a conservação dos alimentos refrigerados.
* LANCHEIRA TERMICA COM GELO: De tecido ou neoprene, forradas de material térmico, possuem um compartimento interno com gelo. São as que melhor conservam os alimentos perecíveis.
* LANCHEIRA COMPLETA: Completa: Vem com pote para alimentos e garrafinha para bebidas. Pode ou não ser térmica.

Eu sempre ponho ideias de lanche no instagram @Comidinhasdaalicia (que vou voltar!), mas deixei abaixo para vocês mais 10 dicas de lanches para seus filhotes!

1 - Tomatinhos Cereja + Pão integral com geleia natural + Ovinhos de Codorna com Azeite + Suco de acerola.
2 - Milho + Bolo de cenoura com cobertura de chocolate (se puder substituir o achocolatado por cacau, ótimo!) + pera cortada em lua + agua mineral.
3 - Cenouras Baby + Biscoito de polvilho + Patê Caseiro + Suco de Maracujá.
4 - Mamão e melão em palitinhos + Bolo de banana caseiro + Cubinhos de Ricota + Leite Geladinho.
5 - Melancias em bolinhas (use um boleador) + Quadradinhos de pão integral torrado com azeite de oliva e orégano + Leite vegetal Caseiro (amêndoas, inhame ou coco) batido com morango e banana (banana deixa docinho e não precisa de açúcar)
6 - Palitinhos de Pepino e Cenoura + Uvas + Pãozinho caseiro com cream cheese + Chá Natural Gelado.
7 - Banana cortadinha em formatos divertidos + Granola + Iogurte de garrafinha + Água Mineral.
8 - Morangos + 4 Cookies integrais + Ricota em cubos com azeite e alecrim + Suco de Melancia.
9 - Maçã corta em forma de lua + Uma porção de bolacha integral + Requeijão Light + 250 ml de Água de coco
10 - salada de frutas + biscoito cream cracker + queijo minas picado com orégano + suco de laranja.

Bom mamis e papis, espero ter ajudado e esclarecido algumas duvidas, sigam o instagram @comidinhasdaalicia lá eu compartilho com vocês o dia a dia alimentar da Alicia e algumas dicas de alimentação que eu consegui aprender nesses anos de maternagem rs

Espero que tenham gostado e compartilhem comigo a experiência de vocês!

7 comentários:

  1. São ótimas dicas! É necessário ter a certeza que uma alimentação equilibrada e saudável é incumbida desde cedo. :)
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Precisamos mesmo destas dicas!! Obrigada pelas sugestões, ultimamente tenho comido muito fora de casa e vai me ser bastante útil. Beijinhos ;)

    www.margarida.in

    ResponderExcluir
  3. Nossa vendo essas comidas deliciosas, me deu até fome, adorei suas dicas, é tão bom estar sempre bem infirmado em relação a coisas saudável para comer. ;)

    ResponderExcluir
  4. O achocolatado e os biscoitos são o lanche mais comum que os pais dão para os filhos levar. Mas você falou uma coisa certa que muitas vezes não é saudável. Gostei muito das dicas, é melhor deixar de lado os achocolatado e os biscoitos, é dá frutas, as dicas das lancheiras super importantes, parabéns pelo post suas dicas vai ajudar muito os pais, bjs.

    ResponderExcluir
  5. O achocolatado e os biscoitos são o lanche mais comum que os pais dão para os filhos levar. Mas você falou uma coisa certa que muitas vezes não é saudável. Gostei muito das dicas, é melhor deixar de lado os achocolatado e os biscoitos, é dá frutas, as dicas das lancheiras super importantes, parabéns pelo post suas dicas vai ajudar muito os pais, bjs.

    ResponderExcluir
  6. São dicas ótimas...pois quem tem filhos sofre em montar a lancheira...Adorei...Parabéns pelo artigo e sucesso...

    ResponderExcluir
  7. Caneta e papel na mão anotando tuuuudo!
    Preciso dessas dicas p baby.
    Bjs💋💋

    ResponderExcluir