18 de jul de 2017

Pico de Crescimento - O que é?

Assim como nós adultos passamos por muitas mudanças durante quase que toda a vida, um bebe recém-chegado ao mundo não.
Seria diferente. Por isso hoje eu vim conversar um pouquinho com vocês o que seriam os PICOS DE CRESCIMENTO, ou o Salto de Desenvolvimento.
QUANDO OCORREM? 
Costumam acontecer durante todos os 12 primeiros meses da vida do bebe, isso porque cada mês acontece alguma pequena, ou grande mudança na vidinha dos nossos pequenos. Os picos tem durações pequenas, alguns dias, em torno de 7 dias para ser mais exato e costumam acontecer a partir das 2 semanas de vida, até o primeiro ano mais ou menos.
Aqui em casa, passávamos por esses picos de 3 em 3 meses, sofríamos com essa mudança, eram muitos choros, noites sem dormir, porém depois que descobri isso, consegui lidar mais fácil com os picos e feliz, porquê afinal minha pequenininha estava mudando seu mundinho rs

QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas são bem variáveis, porém os mais conhecidos são as irritabilidades que o bebe sente, acordar mais vezes que o normal em uma noite, ou às vezes nem chegar a dormir sejam nos sonos noturnos ou pequenos cochilos durante o dia. Lembrando que não são todos os bebes que tem uns sintomas, alguns passam e não manifestam nenhum sintoma.
“Mas por meio de pesagem e medidas do cumprimento e perímetro cefálico percebe-se que o crescimento e o peso aumentaram em ritmo superior ao normal”, explica Jose Gabriel.

O QUE FAZER NESSES MOMENTOS?
o mais importante e fundamental é sempre ter a calma, e passar essa calma para o bebe, sei que é muito difícil, os primeiros eu quase surtava junto com Alicia, mas depois fui começando a entender e não só a minha calma como a do pai dela ajudou muito a gente passar essa tranquilo.
O segundo passo, é fazer o que o bebe quer, se ele quer dormir, deixe-o dormir, se quer comer, de a ele comidinha ou se ele quer mama, dê mama a ele. “Se você está amamentando, é especialmente importante que ofereça o peito com mais frequência; como o bebê mama mais, a produção de leite vai aumentar, o que por sua vez irá assegurar que você tenha leite suficiente para satisfazer o pequeno. Também o deixe tirar cochilos extras ou ir dormir mais cedo e acordar mais tarde. Depois de alguns dias, sua agenda deve voltar ao normal”, conta Jose Gabel.

Peguei uma tabela bem interessante no site Sobre Maternidade onde ela, separou em uma tabela o que muda nesses picos. Em legal compartilhar isso com vocês.
 
*Citei a ansiedade da separação (que pode começar a ocorrer a partir do 6º ou 8º mês), pois é algo muito comum na vida dos bebês.

Lembre-se sempre que cada criança desenvolve no seu tempo, não o apresse a nada nem compare com outras crianças, nenhuma pessoa no universo é igual.
Espero ter ajudado com esse post, e breve trarei sobre a crise dos 2 anos que é o que eu estou vivendo nesse momento rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário