5 de jan de 2016

BLW...me explica mais???



Eu já estava querendo trazer esse post pra vocês desde antes da Introdução Alimentar da Alicia,mas por causa de vários fatores me atrasei,enrolei e vamos começar o ano organizando minha agenda e publicando tudo que prometi RS


Quando comecei a ler sobre o BLW, achei um pouco estranho, mas curioso esse método o que me incentivou a pesquisar mais sobre ele e descobri que não só torna mais atrativo pro bebe rescem apresentado às comidas, como é mais fácil para nós mães descobrimos o que o bebe ta aceitando mais ou não e o que pode ou não causar uma reação,mas olha,foi um sufoco descobrir o que é esse tal BLW, os testos que eu achava era em inglês,não conhecia nenhum grupo no Facebook e pediatra então..passava longe,e foi nisso que eu sempre focava e pensava “Quando eu tiver fera no BLW vou explicar tim TIM por TIM TIM para as minhas leitoras” demorei mas cá estamos nós RS

MAS AFINAL, O QUE É BLW?
Resumindo o BLW é uma introdução alimentar guiada pelo bebe, onde nós mães ou pais apresentamos os alimentos de forma solida, sem colheres ou garfos e com o sabor natural dele (ou alguns temperos naturais), para que o bebe sinta seu verdadeiro sabor e textura.

LEMBRANDO QUE A INTRODUÇÃO ALIMENTAR SÓ DEVE SER INICIADA A PARTIR DOS 6 MESES DE VIDA DO BEBE.
No BLW as papinhas, mingau, suquinho e todos esses alimentos líquidos não são bem vindos (falando a verdade gente RS) e com isso, fazemos com que o bebe tome gosto pela comida, porque comida misturada e batida é horrível nem nós comemos porque eles?
E nesse método, o foco principal é você introduzir (ou tentar) todos os tipos de comida, da carne a frutinha que seria espremida para um suquinho inofensivo RS

MAIS UM POUCO SOBRE BLW
A partir dos 6 meses o bebe já está pronto para começar a comer,isso quer dizer além dos órgãos digestivos já estarem maduros para receber alimentos diferentes de leite materno,o bebe também já senta sozinho e consegue pegar as coisas e não tem mais o reflexo de protrusão da língua que evita o engasgo.mas vale a pena os pais procurarem informações médicas primeiro de tudo,principalmente na alimentação procure um nutricionista infantil que ele te indicará quais os melhores alimentos começar e tudo mais ok?


MAS NÃO É PERIGOSO?
Tudo que é novo para um bebe é perigoso, até aprender a andar, por exemplo, mas assim como qualquer outro tipo de introdução alimentar o BLW requer muita supervisão na hora da alimentação e lógico algumas cautelas, como por exemplo, na hora de picar ou cozinhar os alimentos.

QUAIS OS BENEFICIOS?
No BLW você consegue descobrir o que o alimento que você esta introduzindo pelas primeiras vezes está trazendo ao seu bebe, além disso, você estimula seu filho (a) a comer, conhecer e gostar do alimento, pois ele tendo contato com a comida torna muito mais atrativo já que bebes nessa fase querem pegar e sentir tudo. Sem contar a alimentação do seu bebe será muito mais saudável, já que no inicio da introdução alimentar o paladar dos bebes é puro e sem nenhum vício como o nosso (temperos e açúcar, por exemplo).



E COMO FUNCIONA?
Como falei pra vocês o BLW é um método sem talher e sem papinhas batidas, coadas e peneiradas. A comida tem que ser oferecida ao seu bebe de uma forma que ele consiga pegar, segurar e por na boca, assim o interesse dele vai ser maior e ele irá comer no tempo dele. Os bebes dessa fase são curiosos e “papagaios” amam repetir o que fazemos, por isso é sempre bom quando o seu bebe estiver comendo, todos da família se sentarem a mesa e comerem junto, isso incentivará melhor seu bebe.


E SE MEU BEBE SE ENGASGAR?
Pode parecer mentira, mas o BLW é um dos métodos mais seguros de introdução alimentar,porque o próprio bebe está tendo controle da alimentação dele,diferente de quando é alimentado por colher.
A habilidade de mastigar do bebe começa primeiro que a de engolir (Alicia fez isso até 9 meses,mastigava toda a comida sentia o sabor e cuspia por insegurança de engolir),e nessa fase eles ainda não tem habilidade para pegar coisas muito pequenas,que faz com que ele não pegue pedaços muito pequenos de comida,alimentando direto da colher o bebe cria uma certa “preguiça” e ao invés de mastigar ele suga a comida que já vai direto para o fundo da garganta,aumentando as chances de engasgo.

POSSO MESCLAR O BLW COM O METODO TRADICIONAL?
Pode sem nenhum problema, desde que não seja batido, coado você pode. Eu por exemplo sempre mesclei o BLW, comecei dando amassado o que ela não se interessou, logo passamos para o BLW total, foram 2 meses de alimento por alimento (que eu já contei nesse vídeo aqui sobre a introdução alimentar da Alicia),depois disso comecei a por mais alimentos num prato e sentar com ela para comer,alimentos normais,nada de amassado ou batido,e no tempo dela ela come,mastiga,se engasga,tem reflexo para evitar engasgos sérios e engole..tudo no tempo dela,sempre! E as frutas até hoje, todas são pelo BLW, Alicia não come nenhuma fruta amassada ou raspada ela hoje nem come nada que seja nessas consistências.


LEMBRE SEMPRE QUE:
Introdução alimentar é somente a partir dos 6 meses
Para iniciar a alimentação o bebe deve sempre estar sentado de preferência num local que ele possa identificar que é hora de comer
Todo bebe é diferente e possui o tempo dele, se você começou a introdução alimentar aos 6 meses e ele não quer saber,tenha paciência e de pouquinho em pouquinho você vai apresentando e ele aceitando

Bom gente desculpem o post ter ficado gigantesco, mas o BLW é um assunto pouco falado no Brasil e eu tentei passar o máximo que eu anotei durante esses meses,e tem um grupo no Facebook bem legal que as meninas trocam experiências,receitinhas,dicas e etc. só clicar aqui que você já vai direto pra lá.
Mais duvidas sobre a introdução alimentar da Alicia, como ela ta comendo agora, ou até sobre BLW deixa aqui em baixo que eu ajudo vocês!!
Super beijos e ate o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário